Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Galerias - Projeto Nadando com Sentimentos | Recreação Terapêutica


Desde 2008, o Hospital Geral oferece o serviço de Recreação Aquática Terapêutica aos pacientes psicopatologias psiquiátricas. O projeto denominado "Nadando com Sentimentos" é um recurso que colabora com o tratamento e recuperação desses pacientes.

Os objetivos do projeto consistem em estimular a sociabilidade do paciente, possibilitar independência em um ambiente diferenciado, proporcionar um momento de diversão e descontração e também empoderar o paciente para que se torne protagonista na sua própria recuperação e evolução de saúde.

O processo de internação hospitalar deve ser tratado como um momento delicado na vida do paciente, pois implica em diversas situações de desconforto, como por exemplo, o fato de estar longe do seu lar e de seus objetos, precisar sair da sua rotina e se deparar com um ambiente novo, além de ser submetido a procedimentos e tratamentos que podem ocasionar dor e sofrimento.

Com base nisso, foi desenvolvido o Serviço de Recreação Terapêutica, que objetiva minimizar os sentimentos negativos que uma internação hospitalar pode provocar ao paciente. Além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento dos participantes, o projeto "Nadando com Sentimentos" possibilita restabelecimento, recuperação e restauração aos pacientes, fazendo com que sejam espontâneos ao expressar seus sentimentos e suas angústias em um ambiente seguro e acolhedor.

As atividades realizadas nesse tipo de recreação são importantes facilitadoras do processo de hospitalização de crianças e adolescentes. As abordagens terapêuticas do projeto contam com diversas atividades lúdicas presentes nas brincadeiras no meio aquático, geram manifestações positivas que privilegiam a criatividade, a espontaneidade, o prazer, a afetividade, entre outros sentidos, fazendo com que cada aula ministrada seja única e singular.

Ao participar do projeto, os pacientes vivem momentos que favorecem o resgate de aspectos sadios, fortalecendo a autoestima e a qualidade do tratamento psiquiátrico através de atividades praticadas na água. Para alguns pacientes, a adaptação ao meio líquido pode causar desconfortos como insegurança, ansiedade e medo. Por conta disso, é de extrema importância a habilidade do profissional em avaliar as necessidades e potencialidades do participante.

 

Fotos: Fabíola Canabarro Fabro

Fonte: André Luís dos Reis

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde