Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - GINCANA SOLIDÁRIA: HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL RECEBE DOAÇÕES.


18/12/2014

Quase cinco mil itens foram arrecadados pela gincana organizada pela Assessoria de Planejamento e Orçamento (APLO) da UCS, que teve uma participação expressiva da comunidade interna e externa.

Gincana Solidária ajuda os pacientes do Hospital Geral.

A equipe da Assessoria de Planejamento e Orçamento (APLO) organizou um amigo secreto diferente, procurando ajudar um "amigo comum": o Hospital Geral de Caxias do Sul (HG). Eles organizaram a "Gincana Solidária" e divididos em cinco equipes mobilizaram familiares, amigos e colegas para arrecadar donativos para o HG. Na segunda-feira, dia 15, as equipes se reuniram para contabilizar os resultados e entregar os donativos arrecadados à direção e à equipe de Assistência Social do HG. No total foram entregues: 1793 fraldas para bebês; 487 peças de roupa para recém-nascidos; 971 fraldas geriátricas; 332 peças de roupas íntimas para adultos; e 1.142 itens de higiene pessoal.

O diretor do HG, Sandro Junqueira, participou do evento e, em nome dos pacientes do HG, manisfestou a gratidão aos idealizadores e a todos os que colaboraram com a gincana: "Agradecemos aos colegas da Universidade de Caxias do Sul pela iniciativa. Esse gesto de solidariedade e voluntariado é muito importante para que o Hospital atenda aos pacientes e familiares de forma humanizada e integral". Ele também informou que "os bens que são mais necessários hoje no HG, são fraldas (adulto e infantil), itens de higiene, material escolar (canetinha, lápis de cor, giz de cera e outros, brinquedos e jogos). O material de higiene será direcionado para o Serviço Social e os brinquedos, jogos e material escolar ficam com a área de Recreação Terapêutica, que além de doar, utiliza mensalmente uma grande quantia, nas atividades de recreação com as crianças da Pediatria, Psiquiatria e na Sala de Recreação do Hospital.

Para Roberto Boniatti, da Assessoria de Planejamento e Orçamento, "a brincadeira do amigo secreto tem o objetivo de integrar as pessoas. Conseguimos mais do que esperávamos: familiares, amigos, colegas, professores, alunos, dos mais diversos lugares enviaram suas contribuições. Isto é partilhar, isto é ser solidário", destacou. A docente do Centro de Ciências Sociais, Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, e integrante do Comitê de Acompanhamento e Controle de Execução Orçamentária da UCS, ressalta os verdadeiros ganhadores dessa gincana: "Todos e cada um dos componentes e de toda a corrente de solidariedade que se formou para ajudar." A frase impressa no cartão que acompanhou uma pequena estrela de Natal entregue a cada membro das equipes do amigo secreto, destaca: "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Mahatma Gandhi).

O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Gelson Rech, foi escolhido pela equipe como juiz da gincana. Ele enfatizou ao revelar os números: "atitudes como essa, com a contribuição, por mais simples que seja, de cada um, é que revelam o verdadeiro espírito de Natal. Com a solidariedade, partilhada, todos ganham".

 

Fotos: Claudia Velho



Imprensa UCS
VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde