Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HG INICIA ATENDIMENTO AMBULATORIAL PARA O SERVIÇO DE CIRURGIA BARIÁTRICA


24/05/2017

O Hospital Geral de Caxias do Sul iniciou, no dia 5 de junho, ao atendimento ambulatorial para o Serviço de Cirurgia Bariátrica. O atendimento ao paciente com obesidade cumpre o fluxo determinado pela Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, que realizará os agendamentos de consultas no Ambulatório Central (AMCE), no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul. No AMCE, o paciente passará por consulta de triagem com a equipe médica para avaliar os critérios de inclusão ao Serviço de Obesidade Mórbida, conforme determinado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 425, de 19 de março de 2013. O Serviço de Cirurgia Bariátrica será oferecido para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Confirmado o preenchimento dos critérios à indicação da cirurgia bariátrica, o paciente receberá, antes do procedimento cirúrgico, atendimento com uma equipe multiprofissional (médico clínico, médico especialista em cardiologia, pneumologia e endocrinologia, psicóloga, nutricionista, assistente social) para receber uma avaliação pré-operatória completa. O paciente e familiar ainda passarão por atendimento em grupo para o esclarecimento quanto aos cuidados pré e pós-procedimento. Todo o processo tem o objetivo de promover a segurança, a qualidade e a eficácia do procedimento/tratamento.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente continua fazendo o acompanhamento com toda a equipe multiprofissional do AMCE da UCS, com trabalho individual e em grupo, uma forma de dar suporte e apoio ao paciente e familiar, por um período de 24 meses, visando a eficácia do procedimento e, após isso, analisa-se a necessidade de avaliação de outras especialidades, como a cirurgia plástica.

Para o coordenador médico do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral, o médico cirurgião geral e do aparelho digestivo, Henrique João Prataviera Giovanardi, “o tratamento cirúrgico para controle da obesidade severa também melhora o controle das doenças associadas, principalmente a diabetes tipo II, hipertensão arterial, apneia do sono, excesso de colesterol e triglicerídios , entre outras. Além de contribuir para a autoestima do paciente, permitindo o retorno ao convívio social e ao trabalho”.

Técnicas

As técnicas a serem utilizadas serão o Bypass Gástrico em Y de Roux (diminuição do estômago e diminuição do intestino) e a Gastrectomia Vertical, também chamada de Sleeve (diminuição somente do estômago).



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde