Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - MÉDICOS RESIDENTES CONCLUEM PROGRAMA NO HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL


25/02/2015

Na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, o Hospital Geral (HG) realizará a cerimônia de conclusão do Programa de Residência Médica, às 19h30min, no Salão de Atos do Bloco A. Neste ano, o HG forma 29 médicos residentes, que se especializaram nas áreas de: Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Radiologia, Medicina do Esporte, Medicina de Família e Infectologia.

Segundo o diretor de Ensino do HG, professor Petrônio Fagundes de Oliveira Filho, o Hospital Geral oferece programas de residência médica desde 1999, com o credenciamento, pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC, ao primeiro Programa em Ginecologia e Obstetrícia. Hoje, a Instituição oferece 13 programas. Ainda, segundo ele, "a direção, em especial a área de Ensino do HG, sente-se satisfeita, pois cumpre com o importante papel social, formando anualmente médicos especialistas dentro dos preceitos éticos e com habilidades e conhecimentos para atender com qualidade e excelência".

O diretor explica que "para um hospital contar com um programa de Residência Médica necessita ter uma série de pré-requisitos que qualificam a assistência médica, objetivo primário de uma instituição de Saúde. Por outro lado, por ser um hospital de ensino, mantido por verba pública, tem o compromisso de formar e entregar à sociedade médicos especialistas com as habilidades para atender com qualidade as demandas de saúde. A residência médica é um elo importante de qualificação da assistência de um hospital, de novos médicos e, também, do seu corpo clínico", conclui.

Guilherme Bosi (foto ao lado) é um dos médicos residentes que concluem a especialização e, na sesta-feira, será o orador da turma. Para ele, "o Hospital Geral é como uma família. A proximidade entre os preceptores e médicos residentes torna o dia a dia, muitas vezes árduo e desgastante, mais prazeroso e produtivo. A residência médica é fundamental para o crescimento técnico, científico e pessoal. Ao final deste período é que verdadeiramente podemos nos considerar médicos, capazes de enfrentar as situações mais adversas que fazem parte do cotidiano da profissão, com mais tranquilidade e proficiência".

No início deste mês, mais de 500 candidatos participaram do processo que selecionou 41 novos residentes médicos em 13 especialidades. Os selecionados iniciam as atividades do Programa no dia 6 de março.

Foto: Elisangela Dewes



Assessoria de Imprensa UCS
VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde