Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL INAUGURA SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS


16/11/2017

No dia 20 de novembro, no Auditório Censi Florense do Hospital Geral aconteceu o lançamento do Serviço de Cuidados Paliativos que será ofertado pela Instituição, a partir do dia primeiro de dezembro.

Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde, em 2002, como uma forma de assistência que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças potencialmente ameaçadoras para a continuidade da vida. A avaliação cuidadosa e o controle impecável da dor e dos demais sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual são o foco deste trabalho, que conta com o suporte e competências de uma equipe multiprofissional. Seu objetivo principal é ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças impostas pela doença fora da possibilidade de cura.

O Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Geral envolverá as equipes de oncologia, clínica médica e pneumologia, serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia que trabalharão para proporcionar um atendimento embasado nos princípios bioéticos que visam o controle dos sintomas que geram sofrimento nas esferas biopsicossocial e espiritual dos pacientes com doenças incuráveis, especialmente em sua fase final de vida.

Para a Diretora Clínica do HG, a médica Viviane Buffon, o serviço de Cuidados Paliativos aplica-se no contexto de saúde nacional, tendo em vista o número expressivo de pacientes com doenças incuráveis que não recebem o alívio adequado dos seus sintomas nas esferas biopsicossocial e espiritual. “O cuidado visa a qualidade de vida do paciente e o acolhimento das necessidades dos seus familiares. A compaixão e a empatia também fazem parte do atendimento desse binômio, paciente e família, reforçado pela proximidade do fim de vida”, reforça a diretora.

 

Unidade de Conforto Sintomático

A preocupação do Hospital com o atendimento aos pacientes paliativos, se intensifica com a inauguração do novo serviço, mas desde 2015, a instituição de saúde já trabalha esta questão, através da Unidade de Conforto Sintomático, otimizando o cuidado aos pacientes com câncer no período final da vida, proporcionando privacidade e autonomia aos familiares, num ambiente mais acolhedor e com cuidados especiais.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde