Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - BANCO DE VESTUÁRIO ENTREGA MAIS DE 1 MIL PEÇAS DE ROUPAS AO HOSPITAL GERAL


21/05/2015

Na quarta-feira, 20 de maio, aconteceu a entrega de cerca de 1,2 mil peças de roupas, produzidas pelo Banco de Vestuário de Caxias do Sul, ao Hospital Geral. O ato, na sede do Banco, contou com a presença do Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, também do Vice-Prefeito Antonio Feldmann, do diretor do Hospital, Sandro Junqueira, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Francisco Spiandorello, do vereador Guila Sebben, entre outras autoridades. O gestor do Banco de Vestuário, Juarez Paim da Silva e equipe, e alunos e professores dos cursos oferecidos pela instituição recepcionaram os convidados.
 
Desde do início de 2013, o Banco de Vestuário tem um projeto de confecção de roupas infantis junto à comunidade que são doadas ao Hospital Geral, que repassa às crianças carentes. Cada entidade que retira resíduos confecciona algumas peças e as devolvem ao Banco para doar. Além da comunidade em geral, os alunos dos cursos e oficinas desenvolvidas no Banco também participam do projeto. 
 
O secretário Francisco Spiandorello falou em nome do Comitê Gestor do Banco. Elogiou o trabalho da equipe e da preocupação, além da capacitação, com a ajuda ao próximo, a solidariedade. 
 
O Diretor do HG agradeceu a doação e enfatizou a importância da ação do Banco junto à comunidade: “Essas peças servirão para bebês que são atendidos pelo Hospital Geral. Realizamos em média 200 partos por mês, de mães de 49 municípios da região, por isso a nossa forte ligação com o materno-infantil, tanto que estamos ampliando esta ala em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado. Somos referência nesta área e esta doação esquentará o corpo e o coração dos nossos pacientes mais necessitados. O voluntáriado se confunde com a história do nosso hospital, que é um dos públicos mais importantes do Rio Grande do Sul. Fizemos o Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade”, explicou Sandro Junqueira.
 
O Prefeito Alceu cumprimentou a todos envolvidos na doação de 5 mil peças de roupas em cinco anos de atividades do Banco de Vestuário. Salientou a importância de várias entidades na formação do Comitê Gestor do Banco. “A composição do Banco já demonstra a eficiência deste trabalho que é comandado pelo Juarez. Vocês estão de parabéns por este trabalho e pelas capacitações, pelos cursos oferecidos aqui, porque o Poder Público não consegue fazer tudo sozinho. Essa união de várias mãos é muito importante. E mãos que fazem o bem, então, nem se fala. Parece um ato simples esta doação, mas vai ajudar muitas famílias. 
 
O Banco de Vestuário é baseado nos modelos de bancos sociais da FIERGS e nasceu em Caxias do Sul com a união de esforços das entidades proponentes - Prefeitura de Caxias do Sul, UCS, CODECA, FAS, FITEMASUL, Polo de Moda da Serrra Gaúcha, Sindivest, Senai e Fundação Caxias.

Desde sua fundação, em 2009, o Banco de Vestuário já formou e capacitou mais de 1,6 mil pessoas, através dos 40 cursos de Corte e Costura, 25 de Customização e inúmeras oficinas ofertadas mensalmente. O curso de Customização de Roupas tem o patrocínio da Unimed.
 

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde