Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - ÁREA DE ONCO-MASTOLOGIA OFERECE PROCEDIMENTO INOVADOR NO TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA


16/04/2019

A área de Onco-Mastologia do Hospital Geral de Caxias do Sul oferece um novo serviço contribuindo para o diagnóstico de câncer de mama. O exame, denominado Detecção do Linfonodo Sentinela pelo Gama Probe, será ofertado às pacientes da UNACON com indicação, e permite cirurgias menos agressivas. O HG é o primeiro hospital da Serra Gaúcha a ter essa tecnologia disponível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o médico mastologista do HG e idealizador do projeto, especialista em Reconstrução Mamária, Maximiliano Cassilha Kneubil, a tecnologia é indicada a pacientes com câncer de mama para a pesquisa do linfonodo sentinela, ou seja, o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática da mama. 

“O exame é indicado, no Hospital Geral, para pacientes com câncer de mama com comprometimento do linfonodo axilar (Estadio N1) que após a realização da quimioterapia neoadjuvante, antes da cirurgia, tenham regressão da doença na axila (estadio N0). Nestes casos, as pacientes serão submetidas a cirurgias mais conservadoras, ou seja, somente a resseção do linfonodo sentinela”, explica o médico.

 Anteriormente a esta técnica, as pacientes, com indicação, faziam o exame do linfonodo sentinela com a técnica do corante azul patente, ou eram submetidas ao esvaziamento axilar que consiste na retirada de múltiplos linfonodos ou ínguas da axila comprometida, abordagem cirúrgica associada a maiores chances de dor crônica, limitação motora e inchaço do braço operado (linfedema).

A técnica pioneira de detecção do linfonodo pelo Gama Probe, nestes casos específicos, consiste na dupla marcação com azul patente e com radiofármaco injetados na mama com câncer. Esses marcadores migram para os primeiros linfonodos que recebem a drenagem linfática da mama, auxiliando o cirurgião a ressecar somente os linfonodos sentinelas, uma cirurgia minimamente invasiva e com a mesma segurança oncológica do esvaziamento axilar.

O procedimento de Detecção do Linfonodo Sentinela com Gama Probe é novidade na Serra Gaúcha para pacientes com câncer de mama do SUS. A oferta do procedimento é resultado da parceria do HG com o Centro Regional de Diagnóstico Vero Dellaudo, o qual atua em diversas áreas de diagnóstico por imagem, dentre elas, serviços na especialidade Medicina Nuclear e procedimentos com o Gama-Probe.

A primeira paciente que se enquadra nesta indicação e recebeu o exame, tem 39 anos e foi operada no dia 11 de abril, no Hospital Geral. Esse avanço tecnológico foi viabilizado por meio das ações do Outubro Rosa do ano de 2018 e pelas doações ao Banco de Perucas em parceria com o Grupo de pacientes Amigas de Peito e Alma, Maria Santa Acessórios, Claviê confecções e do Centro Regional de Diagnóstico Vero Dellaudo.

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde