Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - CONFIRA AS INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTOS NO HG E DICAS DE PREVENÇÃO PARA O CORONAVÍRUS


20/03/2020

O Hospital Geral de Caxias do Sul publicará neste espaço as informações sobre os atendimentos na Instituição durante esse período de preveção do coronavírus.

Esse espaço também é destinado a orientações sobre prevenção e bem-estar, para que possamos passar por esse momento da melhor forma possível.

Atenção Visitantes, o uso da máscara é obrigatório para acesso ao Hospital!!

Fique ligado as nossas dicas!!!

O que é o Coronavírus: 

O Coronavírus Covid-19, é uma síndrome respiratória grave, transmitida através de gotículas de saliva, por isso se espalha com maior facilidade e rapidez.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.

Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo.

Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.

Prevenção: 

Para todas as pessoas:

As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do  coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos.

Neste momento da epidemia no RS está recomendado que a população evite sair de casa, o fazendo somente para atividades necessárias. 

Crianças e Idosos: 

Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próximo a zero; já no idoso, a letalidade aumenta muito. No idoso com mais de 80 anos e comorbidades, a letalidade é em torno de 15%. Esta orientação é dinâmica, podendo ser modificada, conforme a evolução da epidemia, particularmente nas cidades e estados em que a epidemia evoluir para transmissão comunitária.

Para os profisisonais da saúde:

Profissionais de saúde devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para precaução de gotículas em atendimento de todos os pacientes. Além de todas as orientações de higiene. São eles: máscara cirúrgica, avental e luvas descartáveis e protetor facial ou óculos. Nos procedimentos que podem gerar aerossol (como coleta de swab nasal, broncoscopia, aspiração de paciente intubado), a máscara cirúrgica deverá ser substituída por máscara N95 ou PFF2. Nas UTIs com leitos de coorte para COVID-19, utilizar máscara N95 ou PFF2 durante todo o plantão.

 

 

 

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde