Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - PENSE VERDE É O NOVO PROJETO DO HOSPITAL GERAL DE CUIDADO AO MEIO AMBIENTE


29/04/2021

O Hospital Geral de Caxias do Sul lançou o projeto Pense Verde, convidando seus profissionais a atuarem com uma perspectiva mais global sobre a saúde ambiental, para além do imediatismo da relação saúde-paciente. A iniciativa se conecta ao projeto Hospitais Saudáveis, associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente, à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.  

O movimento do HG contemplou a criação do selo “HG Pense Verde”, que será incorporado a ações, campanhas, informativos e outras mobilizações ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. A campanha HG sem Papel também integra o escopo de ações, voltada à otimização e modernização de processos com base na utilização de recursos tecnológicos e soluções para eliminar o uso do material nos processos assistenciais. A proposta é ampliar produtividade, eficiência e alinhamento aos padrões da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Outra ação relacionada foi a participação, no mês de maio de 2020, em campanha lançada pela empresa Renovigi, que doaria cinco sistemas de energia solar para entidades filantrópicas de todo o Brasil envolvidas no combate ao novo coronavírus. Com amplo engajamento da comunidade e da equipe do HG na divulgação, o Hospital recebeu, em três dias, mais de 14 mil indicações, tornando-se uma das entidades contempladas. A instalação das placas solares e o início da geração de energia, ampliando a eficiência energética nas operações da instituição, ocorreu neste mês de abril de 2021.

Comprometimento

Dentre as iniciativas de comprometimento com o meio ambiente, o HG conta com gestão de resíduos sólidos e tratamento inovador junto à fonte geradora; licenciamento de toda a sua estrutura; participação em projeto da RGE para substituição de lâmpadas pelo sistema LED; atuação com protagonismo na mobilização de entidades da região para a padronização de condutas, tornando-se referência para instituições, inclusive de outros estados; também é objeto de tese de doutorado e de diversos artigos publicados. Além disso, são padrões procedimentos de descarte correto de resíduos, compras sustentáveis, uso consciente de água, de energia e de insumos.

Assessoria de Comunicação FUCS
Fotos: Divulgação HG



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde