Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL REALIZA SIMULADO DE INCÊNDIO E EVACUAÇÃO


14/09/2021

Treinamento que busca preparar brigadistas e colaboradores no combate ao fogo ocorre no próxima quinta-feira, 16, a partir das 8h30.

Com o objetivo de prevenir acidentes e preservar vidas, o Hospital Geral de Caxias do Sul realiza na próxima quinta-feira, 16 de setembro, um simulado de incêndio e evacuação. O treinamento ocorre a partir das 8h30 e tem como finalidade preparar brigadistas e colaboradores no combate ao fogo, além de verificar o conhecimento dos participantes e identificar as dúvidas mais frequentes. A ação conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital segue todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e não interfere no atendimento prestado diariamente aos pacientes da unidade.

O HG realiza periodicamente o treinamento dos 98 brigadistas — uma das principais medidas para evitar riscos aos pacientes e aos colaboradores. O brigadista, além de ser treinado para situações de risco, auxiliando na evacuação de pessoas, é capacitado para identificar riscos no ambiente de trabalho, na emissão de pareceres e até na fiscalização do estado de conservação de equipamentos de segurança. O simulado busca mostrar situações reais que podem ser enfrentadas durante incêndios no hospital.

O Hospital Geral de Caxias do Sul possui um sistema de combate a incêndio com extintores, pontos de hidrantes, placas de iluminação, sinalização nos corredores e demais sistemas vitais da instituição, além de alarmes sonoros, visuais e saídas de emergência. “Temos uma preocupação constante em oferecer toda segurança necessária a todos que circulam dentro do hospital. Entre as ações preventivas, é essencial apoiar capacitações periódicas para nossos brigadistas e realizar regularmente a manutenção adequada de todo nosso sistema de prevenção a incêndio”, ressalta Sandro Junqueira, diretor-geral do HG.

O simulado de incêndio e evacuação do Hospital Geral conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros, SAMU, Fiscalização de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.

Sobre o Hospital Geral

O HG é referência para mais de um 1,2 milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. Além disso, funciona como hospital de ensino para estudantes da área das Ciências da Vida da UCS e médicos em especialização.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde