Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL É O ÚNICO DA SERRA BENEFICIADO NO PROGRAMA AVANÇAR NA SAÚDE


14/09/2021

O governador Eduardo Leite lançou nesta segunda-feira, dia 13/09, o Avançar na Saúde, um plano de investimentos de R$ 249,7 milhões até o final de 2022 para obras e aquisição de equipamentos para a qualificação da rede hospitalar, da assistência farmacêutica e das unidades básicas de saúde do Rio Grande do Sul. O Hospital Geral, foi contemplado com um investimento de R$ 15 milhões. A verba havia sido prometida pelo governador durante visita ao hospital, em junho. O montante será utilizado para conclusão da obra de ampliação do HG.

A iniciativa faz parte do Avançar RS, programa transversal lançado em junho deste ano que passou a envolver as iniciativas com as quais o governo pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. Estiveram presentes no evento o prefeito Adiló Didomenico, o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos e o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira.

O diretor do hospital, Sandro Junqueira enfatiza a importância deste repasse e afirma que no próximo dia 21 deve ser conhecida a empreiteira que executará a obra de ampliação do HG. “Já foram disparados os convites para as empreiteiras. E a tomada de preços deve estar abrindo no dia 21. Aí, entrando o dinheiro, começamos a executar a obra. A previsão é que se comece a partir de outubro. Estamos trabalhando para honrar com a data de finalização, que é março de 2022. A ampliação do complexo hospitalar possibilitará a expansão de 70% da área física e 62% da capacidade assistencial. Dos atuais 237 leitos, o HG passará para 355, nas áreas de internação clínica, UTI adulta, pediátrica e neonatal”, finaliza.

Durante o lançamento do programa, pacientes e familiares de pessoas que dependem ou já dependeram do sistema de saúde gaúcho compartilharam suas histórias. Entre elas, a Técnica de Enfermagem, Alexandra Ferrarini, mãe do menino Guilherme Ferrarini Pumpmacher. O menino foi infectado pelo vírus da Covid 19 com apenas 2 meses de vida, em março de 2021. Durante 14 dias Guilherme permaneceu intubado no Hospital Geral de Caxias do Sul. Alexandra também foi diagnosticada com covid e não podia se aproximar do filho. No total, Guilherme permaneceu por 26 dias na UTI, recebendo alta em 26 de março de 2021. Ele está curado e não possui nenhuma sequela da doença.

O HG que foi o único hospital da Serra Gaúcha a receber recursos do programa é referência para mais de um 1,2 milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. Além disso, funciona como hospital de ensino para estudantes da área das Ciências da Vida da UCS e médicos em especialização.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde