Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - ASSINADO CONVÊNIO DO PROGRAMA AVANÇAR NA SAÚDE


07/10/2021

Na tarde da última terça-feira, 05 de outubro, foi assinado, no Hospital Geral de Caxias do Sul o convênio do Programa Avançar na Saúde, que destina ao hospital R$ 15 milhões. A verba havia sido prometida pelo governador Eduardo Leite, em junho, durante visita a instituição. A solenidade contou com a presença do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior e, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Com a finalização da obra prevista para março de 2022, o hospital entregará 118 novos leitos, que se juntam aos 237 já existentes, ampliando em 62% a capacidade assistencial. Serão 275 leitos clínicos de internação, 30 leitos para UTI adulto, 20 para UTI pediátrica e 30 para UTI neonatal totalizando 355 leitos.

O Diretor Geral do HG comemorou a assinatura do convênio e garantiu que o hospital deve contar com o dinheiro já nos próximos dias. “O repasse deve ocorrer assim que o governador retornar de suas atividades no exterior e com este montante faremos o possível para entregar a obra dentro do prazo. O novo prédio conta com sete andares e a parte externa está praticamente pronta. Falta a conclusão da parte interna. As obras foram retomadas na última semana.”, diz.

A solenidade de assinatura do convênio reuniu além do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior e, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, a vice-prefeita, Paula Ioris, o Presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, vereadores de Caxias do Sul e deputados estaduais da região. 

 A obra de ampliação do hospital iniciou em 2014, sendo paralisada em 2017, por falta de recursos. Em 2020, com a chegada da pandemia e a necessidade de mais atendimentos, o hospital lançou a campanha Todos pelo Geral para Todos, que visava a arrecadação de recursos para a conclusão da obra. A comunidade se mobilizou e, junto de empresas, instituições, verbas federais, estaduais, emendas parlamentares e dos municípios da região foi possível dar andamento à obra e o repasse do Governo do Estado do Rio Grande do Sul vai permitir a conclusão do prédio.

 A campanha continua, agora para a melhoria e ampliação do pronto socorro, do serviço de imagenologia, centro obstétrico e também para a ampliação da cozinha e a construção de uma subestação de energia elétrica.

 Sobre o Hospital Geral

O HG é referência para mais de um 1,2 milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. Além disso, funciona como hospital de ensino para estudantes da área das Ciências da Vida da UCS e médicos em especialização.

Fotos: Berenice Stallivieri



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde