Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - EMOÇÃO MARCA ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO CAXIENSE A SANDRO JUNQUEIRA DIRETOR-GERAL DO HG


27/10/2021

A primeira entrega de título de Cidadão Caxiense depois de quase dois anos do início da pandemia do coronavírus foi marcada por momentos emocionantes na Câmara Municipal caxiense, na noite desta terça-feira (26/10). O diretor-geral do Hospital Geral (HG), Sandro de Freitas Junqueira, recebeu a distinção a partir da proposição encaminhada pelo líder da bancada do PDT, vereador Rafael Bueno, e avalizada pelos demais vereadores. O gestor é um dos principais responsáveis pelo sucesso no projeto de ampliação do HG, que a partir de 2022 trará mais 118 leitos de UTI para a instituição que atende 49 municípios e mais de 1 milhão de pessoas. Tanto Rafael quanto Sandro discursaram e também foi exibida uma reportagem produzida pela equipe da TV Câmara em parceria com o setor de Comunicação do Legislativo. Sandro recebeu uma placa entregue pelo Legislativo. Na sequência, colegas de trabalho entregaram outra placa ao diretor. 

Rafael Bueno foi o primeiro a falar. Ele enalteceu as qualidades de Sandro Junqueira como líder do HG, fez referência à sua luta conjunta em Brasília em busca de emendas para a ampliação, lembrou detalhes da família e da luta que ele travou contra o câncer, chamando-o de vencedor.

"Antes de qualquer coisa, preciso te dizer, olhando nos teus olhos: tu és um vitorioso! Isso porque tuas lutas sempre foram conjugadas no plural. Lutas por todos e o faz todos os dias. Ao final desta cerimônia, tenho certeza de que todos terão ainda mais a certeza da tua brilhante trajetória, como ser humano e profissional", narrou Bueno, no começo do seu discurso.

Ao mencionar a ampliação do HG, o vereador emocionou a todos. Bueno e Sandro estiveram várias vezes em Brasília em busca de emendas parlamentares para serem destinadas às obras de ampliação. Apenas em 2021 foram conquistados R$ 5 milhões, decisivos para acelerar a construção.

"Essa obra terá as mãos, a visão e o coração desse homem que não mediu esforços, suor e lágrimas para que esse sonho se tornasse realidade. Aliás, se transformasse em esperança para milhares de pessoas que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde para tratar uma doença, para buscar cuidados, para sobreviver. É de esperança, meu amigo Sandro, que você estará enchendo a alma de milhares de pessoas quando for desatada a fita inaugural do novo complexo hospitalar", destacou o vereador.

O parlamentar lembrou da grave crise sanitária que assola o país e ressaltou a importância da liderança de Sandro à frente das equipes do HG.

"Eu fico aqui pensando enquanto presidente da Comissão de Saúde do Legislativo o quanto deve ser triste para gestores do teu nível e das equipes que comanda serem confrontados com a morte de muitos brasileiros vítimas da Covid. Porque os que estão na área da saúde, e aqui vejo muitos profissionais de alto nível, acabam tendo de ficar na linha de frente para salvar vidas, mas também choram a perda de muitas delas", disse Bueno.

O pedetista detalhou ações tomadas pelo HG para o enfrentamento da doença que já vitimou mais de 600 mil brasileiros:

"Sob a liderança do Sandro, ambientes foram readequados, leitos de UTI abertos em curto espaço de tempo, disponibilizando a gestão de saúde para assegurar a assistência com agilidade e competência no tratamento dos usuários SUS."

Outro momento marcante foi quando Bueno narrou parte da luta que Sandro travou contra um câncer descoberto em 2018, e a força que teve da família, dos amigos e dos seus colegas do HG. Bueno usou frases da própria esposa de Sandro, Nanci, que acompanhou tudo de perto: "Foi muito traumático para todos nós. Marcamos a cirurgia. O Sandro teve muita força. Uma das frases que não esqueço... Ele me disse: 'Nanci, eu não posso partir, tenho que lutar, não posso deixar para trás minha família, meus colegas, meu trabalho, meus amigos..."

Mais emoção

Em sua fala, Sandro, nascido em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, no dia 22 de maio de 1973, filho de pais professores, Antônio Sirilo Junqueira, já falecido, e Maria Claudete de Freitas Junqueira, relembrou seus principais momentos nos 13 anos à frente do HG e as principais lutas. Ele ressaltou o trabalho em equipe e quanto isso foi determinante para superar os piores momentos graves, como no pico da pandemia do coronavírus.

Sandro passou por três hospitais antes de assumir o HG. Graduado em Administração, MBA em Auditoria em Saúde, Mestre em Administração, entre outras distinções, foi o responsável, juntamente com sua equipe, pela implantação do processo de qualidade no HG, por meio da Acreditação Hospitalar - ONA, iniciando o processo em 2013 no Nível 2 e, em 2017, a conquista do Nível 3 - Excelência em Gestão. Também teve responsabilidade direta pelo planejamento estratégico do HG, com expertise em captação de recursos públicos, iniciando a organização do processo de acreditação hospitalar de nível internacional.

O diretor agradeceu aos familiares, colegas de trabalho e amigos que acompanharam sua trajetória. Além da mãe do homenageado, estiveram no Legislativo a esposa de Sandro, Nanci, os filhos Eduardo e Lucas, a enteada, Milena, e o irmão César, além de mais parentes. Sandro reforçou que a família sempre cultivou o amor e a união.

"Queria agradecer a minha família e a todos que puderam vir ao plenário e que estão acompanhando pelas redes sociais", destacou Sandro, ressaltando o  vereador Rafael pela iniciativa e a todos parlamentares que aprovaram a distinção.

Em razão dos cuidados para evitar a covid-19, a participação do público no plenário do Legislativo se limitou a 55 pessoas, incluindo os vereadores. A comunidade ainda pode rever a cerimônia pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube).

Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Caxias do Sul
Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672) 
Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Fotos: Tales Armiliato/Divulgação



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde