Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL REALIZOU SIMULADO DE INCÊNDIO E EVACUAÇÃO


08/11/2021

Com o objetivo de prevenir acidentes e preservar vidas, o Hospital Geral de Caxias do Sul realizou no mês de setembro, um simulado de incêndio e evacuação. O treinamento teve como finalidade preparar brigadistas e colaboradores no combate ao fogo, além de verificar o conhecimento dos participantes e identificar as dúvidas mais frequentes. A ação conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital não interferiu no atendimento prestado aos pacientes da unidade.

O simulado buscou verificar a interface do HG com a rede de urgência do município e a articulação com a rede para o Plano de Contingência de enfrentamento de catástrofes em Caxias do Sul. Além disso, os 98 brigadistas do HG que estão distribuídos em todos os turnos e andares puderam receber um treinamento para este tipo de situação e os 30 cipeiros da instituição puderam auxiliar na evacuação e combate a incêndio. Durante o treinamento também pode ser posto em prática o Plano de Abandono do Hospital Geral e o Plano de Catástrofes. Participaram do simulado, equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Fiscalização de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Emercor e profissionais do Hospital Geral.

O Hospital Geral de Caxias do Sul possui um sistema de combate a incêndio com extintores, pontos de hidrantes, placas de iluminação, sinalização nos corredores além de alarmes sonoros, visuais e saídas de emergência. Todos esses sistemas puderam ser testados na simulação de incêndio e evacuação.

A Brigada de Incêndio auxiliou na evacuação do 1° e 2º andares e contou com o apoio da CIPA do Hospital Geral de Caxias do Sul. Foram evacuadas em torno de 150 pessoas.  Já o Corpo de Bombeiros ajudou na remoção de uma vítima grave, em regime de UTI, localizada no terceiro andar. O SAMU e o Emercor realizaram a triagem e atendimento das vítimas em lonas além de realizarem a regulação dos pacientes para outros serviços de saúde e o transporte dos mesmos. A Fiscalização de trânsito auxiliou na organização do fluxo de veículos e a Polícia Rodoviária Federal no fluxo dos carros na BR-116, que fica em frente ao hospital.

Após o simulado as equipes se reuniram no auditório do Hospital Geral para avaliar a eficácia do Simulado de Incêndio e Evacuação e para análise do check list para adesão ao Plano de abandono institucional. Além disso, a Direção do SAMU, o Corpo de Bombeiros e os Fiscais de Trânsito fizeram suas considerações sobre a ação.

Agora, o hospital Geral já planeja o simulado de evacuação e incêndio de 2022, buscando sempre melhorar o atendimento e a capacitação dos colaboradores.

O vídeo do Simulado de Incêndio e Evacuação pode ser visto aqui. 

Confira algumas imagens da ação:



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde