Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL PASSA A CONTAR COM 2º ACELERADOR LINEAR


15/12/2021

Nesta quarta-feira, dia 15, ocorreu no Hospital Geral a entrega oficial do novo Acelerador Linear Clinac CX. O hospital recebeu o equipamento em março e desde lá vinham sendo realizados diversos testes para que ele pudesse ser aprovado e utilizado. Nesta semana ele será colocado em uso na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

O equipamento foi adquirido por meio do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS o PER-SUS, um projeto do Ministério da Saúde com o objetivo de expandir, atualizar e aprimorar a prestação do serviço de radioterapia do Hospital Geral. O novo Acelerador Linear Clinac CX, da marca Varian, qualifica ainda mais o serviço prestado.

Para o Diretor-Geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira, a segunda unidade contribuirá, para a maior qualidade, conforto e aumento de oferta de vagas para o tratamento otimizado de câncer aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Com este equipamento, além de ampliar a capacidade de atendimentos, melhoramos a unidade de diagnóstico, a internação e o tratamento clínico oncológico do hospital, evitando possíveis interrupções por conta da necessidade de manutenção corretiva ou sobrecarga de um único aparelho” diz ele.

No serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HG, os equipamentos são de alta complexidade, por isso, o prédio conta com estrutura física específica. O aparelho foi instalado em uma sala com paredes de concreto de alta densidade. O Acelerador Linear é um equipamento de alta tecnologia desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer.

O aparelho será utilizado no setor de radioterapia e, conforme o Doutor Wilson José de Almeida Júnior, a entrega desse segundo aparelho possibilita atender a demanda crescente de pacientes com maior precisão na entrega da dose de radiação e também diminuindo os possíveis efeitos colaterais da radioterapia. “Através de sistemas modernos de gerenciamento e planejamento de tratamento associados ao novo acelerador Clinac CX é possível realizar, em alguns casos, tratamento mais rápidos diminuindo o número total de aplicações. O novo acelerador é um equipamento moderno e vai possibilitar atender à crescente demanda da comunidade por tratamentos oncológicos mais efetivos” salienta.

Sabrina Nóbrega da Cruz, 42 anos, paciente de radioterapia do hospital, conta que descobrir a doença foi o momento mais difícil que passou na vida, mas que é necessário ter força e ser resiliente. Ela fala da importância de o aparelho estar disponível para a comunidade. “Eu venho de Gramado para fazer o tratamento, pois lá não temos esse aparelho nem essa estrutura, então esse equipamento é importante não só para os moradores de Caxias, mas sim, para toda a região. Estou feliz por ser a primeira a utilizar e por essa oportunidade que tantas outras pessoas vão ter. Felizmente a quantidade de tratamentos ofertados a partir de agora vai aumentar” diz ela.

O atendimento, no primeiro andar da Unidade, será realizado por uma equipe formada por onze técnicos de radioterapia, quatro médicos rádio oncologistas, um oncologista clínico, três físicos médicos, duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem e quatro recepcionistas.

Sobre o Hospital Geral

O HG é referência para mais de um 1,2 milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. Além disso, funciona como hospital de ensino para estudantes da área das Ciências da Vida da UCS e médicos em especialização.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde