Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL REALIZA EVENTO SOBRE SAÚDE MENTAL


28/03/2022

Na última sexta-feira, dia 25 de março, o Hospital Geral de Caxias do Sul realizou o evento “Contextualizando a Saúde Mental: do Acadêmico ao Profissional”. O objetivo do encontro foi proporcionar a livre discussão do tema, esmorecendo preconceitos e estigmas.

Atualmente, a patologia psiquiátrica ainda é equivocadamente entendida como algo muito distante, fator que agrava o sofrimento psíquico enfrentado principalmente por classes sociais e educacionais menos favorecidas. Por conta disso, é cada vez mais importante a mobilização para tratar o assunto com clareza, sensibilidade e intensidade.

Nesse contexto, cabe aos acadêmicos e profissionais da área, a responsabilidade de atuar como agentes ativos na busca pela evolução da saúde mental da sociedade. Para isso, é fundamental que tais agentes cuidem primeiramente da sua saúde, e por conseguinte, da saúde do outro.

O encontro teve início com a abertura realizada pela médica psiquiatra Dra. Camila Biasuz, integrante do Corpo Clínico do Hospital Geral. Na sequência, o primeiro palestrante convidado, Dr. Eduardo Humes falou sobre a saúde mental de estudantes e profissionais da área.

Médico psiquiatra com doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP, Dr. Eduardo Humes é colaborador do Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Também é coordenador médico do GRAPAL/FMUSP e co-coordenador das disciplinas de Psicologia Médica e Internato em Psiquiatria do Quinto Ano, do curso de Medicina.

O segundo convidado a palestrar foi o Dr. Cesar Antunes, que discorreu sobre os fatores que levam uma pessoa a gostar de hospital e também abordou conceitos fundamentais da psicanálise e suas relações intrínsecas com a filosofia.

Dr. Cesar é médico psiquiatra e psicanalista, vice-presidente e membro titular da SBPdaPA com função didata. Durante sua fala, explanou conceitos relacionados aos atributos da mente com base nas experiências vivenciadas pelo indivíduo.

Finalizando o evento, o convidado Dr. Carlos Ritter falou sobre a formação médica em tempos líquidos. Também abordou conceitos ligados à família e convivência social.

Professor de Psiquiatria e Propedêutica da Universidade de Caxias do Sul – UCS, Dr. Carlos Ritter é especialista em Psiquiatria e Terapia Cognitivo Comportamental – TCC pela PUC-RS e Terapia de Família pelo CAIF-RS. Atualmente é Coordenador Mentoring MED da UCS.

O evento contou com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde do Hospital Geral e também de acadêmicos de cursos relacionados à área. Além de proporcionar acesso ao conhecimento, o evento fomentou a troca de experiências entre os presentes.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde