Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - I SIMPÓSIO ACSA: ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE OCORREU NO HOSPITAL GERAL


20/04/2022

O Hospital Geral de Caxias do Sul realizou na última terça-feira, dia 19 de abril, o I Simpósio ACSA: estratégia para o desenvolvimento do cuidado centrado no paciente. O evento teve início com a abertura realizada pelo diretor-geral do Hospital Geral Sandro de Freitas Junqueira e pela Doutoranda Nanci da Silva Teixeira Junqueira que apresentou o projeto.

Na sequência o Dr. Cristiano Oliveira Rabelo, diretor-geral do Hospital Regional do Sertão Central de Quixeramobim – Ceará, apresentou a instituição que, até o momento, é a única a possuir a Acreditação Internacional ACSA. O encontro teve por objetivo aproximar experiências entre a Serra Gaúcha e o Sertão Central do Ceará.

Durante a manhã, o público acompanhou uma palestra ministrada pela Diretora de Negócios e Mercado do Grupo IBES, Viviane Giudice, que abordou o tema: “A cultura de melhoria focada em resultados: a estratégia ACSA para organizações de saúde”. Em seguida, a Assessora Técnica da Qualidade do Hospital Regional do Sertão Central, Nayana Rocha, discorreu sobre a “Experiência da implantação ACSA no HRSC”.

A troca de experiência entre as instituições permitiu identificar melhores oportunidades para a adequação estratégica direcionada à acreditação. ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) é uma das acreditações internacionais de saúde mais importantes do mundo, estando atualmente presente em 26 países do bloco econômico europeu e em diversos projetos de saúde de outros continentes. No Brasil, ela existe desde 2018 em parceria com o Grupo IBES International.

À tarde, o evento contou com a realização de três oficinas que ocorreram simultaneamente via Google Meet e que foram direcionadas para as áreas de Gestão, Assistencial e de Apoio. Profissionais de diversas especialidades participaram e tiveram a oportunidade de absorver conhecimentos e trocar experiências com gerentes, coordenadores e assessores do HRSC.

Finalizando o evento, a Doutora em Ciência da Saúde, Luciana Dadalto, palestrou sobre “O testamento vital como uma ferramenta para garantir a autonomia do paciente”. Em seguida, o encontro foi encerrado pela Doutoranda Nanci. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Hospital Geral no Youtube. Veja abaixo algumas imagens desse encontro:



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde