Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - SECRETARIA DA SAÚDE E INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL LANÇAM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM AUXILIAR PROFISSIONAIS DA SAÚDE


06/06/2022

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) e a Secretaria da Saúde (SES) lançaram, nesta quinta-feira (2/6), o projeto Tele Oncoped. É um serviço de teleconsultoria e telemedicina por meio do telefone 0800 511-2121 (ligação gratuita) e um portal (telemedicina.ici.ong), com o intuito de auxiliar profissionais da saúde a diagnosticar casos de câncer.

O projeto também apoia a secretaria em ações de regulação e de capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica, com o objetivo de melhorar os índices de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura do câncer infantojuvenil. O lançamento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da primeira-dama Sônia Vieira, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do superintendente e fundador do ICI, Algemir Brunetto.

“O diagnóstico precoce representa maior chance de sucesso no tratamento. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor para a saúde do paciente, e a qualificação do médico que está na ponta é fundamental para que isso ocorra. Além disso, o encaminhamento ao profissional especializado faz toda a diferença no diagnóstico. O Tele Oncoped já está servindo de referência para outros Estados, e estamos muito orgulhosos dessa iniciativa”, destacou o governador.

O convênio foi firmado em novembro de 2021 e, além do serviço de telemedicina lançado nesta quinta (2), prevê a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e encaminhamento ao instituto de crianças com suspeita de câncer. O convênio regula o repasse de um total de R$ 551,7 mil do Estado à instituição, com uma contrapartida do instituto de R$ 84 mil.

"Tempo é vida. Por meio de uma parceria de excelência, vamos melhorar os índices de diagnóstico precoce e o acesso aos serviços, componentes fundamentais para garantir um atendimento qualificado às crianças. O que nos move é fazer a diferença na vida das pessoas, e esse convênio, construído a muitas mãos, é mais um exemplo disso", disse a secretária Arita.

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. Os principais sintomas que as crianças com câncer apresentam são comuns a outras doenças pediátricas mais prevalentes. Dessa maneira, só faz o diagnóstico de câncer o profissional que realmente pensa em câncer. A partir do canal disponibilizado pelo ICI, profissionais de atenção básica e unidades oncológicas de todo o Estado poderão telefonar para a equipe técnica qualificada do projeto, a fim de confirmar decisões e diagnósticos e garantir as melhores opções às crianças e adolescentes com suspeita de câncer. Poderão, assim, encaminhá-los o mais brevemente possível aos centros especializados.

De acordo com Brunetto, crianças e adolescentes com câncer tratados em centros especializados em oncologia pediátrica têm maiores chances de cura. São hospitais que têm toda a infraestrutura e tecnologia para o diagnóstico e tratamento da doença, incluindo quimioterapia, radioterapia e as diversas especialidades cirúrgicas, assim como equipes profissionais com experiência para prevenção e tratamento das complicações clínicas, apoio psicossocial e reabilitação.

“O convênio que realizamos com a SES fortalece a rede assistencial de oncologia infantojuvenil no Estado e proporciona uma oportunidade única para avanços na detecção precoce da doença, nos índices de cura e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e suas famílias”, destacou Brunetto.

O projeto prevê a capacitação de profissionais que atuam na área da saúde no Estado, com aulas EAD e presenciais, além de visitas técnicas pelos médicos e enfermeiros do ICI nos Centros de Referência de Oncologia Pediátrica no Estado.

Sobre o Instituto do Câncer Infantil

O ICI é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter médico-científico, assistencial, de ensino e desenvolvimento técnico. Dada a complexidade do cuidado que se deve ter nos diferentes momentos do tratamento, o ICI disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a qual atua na assistência integral ao paciente. Os serviços oferecidos envolvem as áreas de serviço social, médica, nutrição, apoio pedagógico, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física e fisioterapia.

O ICI também desenvolve projetos de pesquisas científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil. Em 2021, o instituto recebeu o prêmio de Melhor ONG do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Ascom SES com informações ascom ICI

Fotos: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)

 

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde