Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - DARCY RIBEIRO PINTO FILHO É O NOVO DIRETOR DE ENSINO DO HOSPITAL GERAL


01/07/2022

Foi designado nesta sexta-feira, 1º de julho, o novo diretor de Ensino do Hospital Geral de Caxias do Sul, o doutor em Ciências Pneumológicas, especialista em Cirurgia Torácica e Geral, e professor da UCS, Darcy Ribeiro Pinto Filho. Ele substitui na função o doutor em Ciências Médicas, especialista em Oncologia Clínica/Cancerologia e Medicina Interna e professor da UCS, André Borba Reiriz, que exercia o cargo desde 2016. A solenidade de entrega da portaria de designação foi realizada no auditório do HG e também marcou o agradecimento à dedicação do profissional que deixa a diretoria de Ensino, com a presença de autoridades acadêmicas, médicas e integrantes do corpo funcional do Hospital.

Darcy, que no HG já integrava a coordenação, na área Médica, do Serviço de Cirurgia e do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, passa a integrar o corpo diretivo do Hospital, também composto pelo diretor-geral, Sandro Junqueira, pelo diretor técnico, Alexandre Gonçalves Avino, e pelo diretor do corpo clínico, Gustavo Torre.

Entre as incumbências do diretor de ensino está a representação da Instituição, na coordenação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de facilitar e organizar as atividades de estágios dos cursos de graduação das áreas da Saúde e de Ciências Humanas da UCS e de outras instituições de ensino. O profissional é responsável pelos serviços de residência médica do Hospital Geral e pelo Conselho Editorial e Científico, no âmbito dos projetos de pesquisa.

Ao profissional que desempenha o cargo, estende-se a tarefa de cumprir a política de qualidade, na prestação de assistência à saúde, através de serviços médico-hospitalares, integrados ao Ensino e à Pesquisa, com eficiência técnica e operacional, humanismo e qualidade, no atendimento e segurança do paciente. Ainda, realizar, de forma adequada, a gestão de recursos e de riscos, com foco nas necessidades de saúde da região atendida, na melhoria contínua de processos e na constante atualização tecnológica e profissional, na busca da plena satisfação dos envolvidos.

Darcy Ribeiro Pinto Filho – doutor e mestre em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS, graduado em Medicina pela UCS com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica. Professor titular da UCS e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Geral. Foi presidente fundador da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. É membro titular da cadeira 56 da Academia Sul-Riograndense de Medicina, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Entre seus temas de interesse estão Cirurgia do Câncer de Pulmão, Recuperação Funcional Pulmonar, Doenças da Pleura e do Mediastino e Ensino Médico.

Solenidade

Na despedida da função, André Borba Reiriz salientou a gratidão que resume sua trajetória na mediação do ensino e na prospecção de soluções junto ao HG. “Agradeço pela escolta ativa na direção e pelo corpo clínico engajado na missão do ensino em um hospital 100% SUS”. Aos presentes, ele afirmou a sensação de ter trilhado um caminho absolutamente promissor, que seguirá ecoando e aprimorado a partir do sucessor Darcy. O médico e docente diz seguir a postos para o que puder colaborar.

O novo diretor de Ensino, médico Darcy Ribeiro Pinto Filho, afirmou emoção por estar no HG no contexto em que se encontra atualmente, agregando uma visão histórica do avanço alcançado e da atuação dos seus antecessores na diretoria de ensino: Celso Piccoli Coelho, Petrônio Fagundes de Oliveira Filho e André Borba Reiriz. “A ideia é que façamos cada vez mais pelo ensino dentro dessa instituição, que foi a razão principal de a Universidade de Caxias do Sul ter abraçado essa causa”. “O cerne, o DNA desse Hospital é o ensino, baseado em uma assistência competente, vinculada a todas as gestões e processos, à prefeitura, aos governos estadual e federal. Essencialmente é um Hospital de ensino”, afirmou, com perspectivas de contribuir com propostas de solução e crescimento.

O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, também reforçou o vínculo da instituição com a educação. “O Hospital Geral não seria o que é se não fosse o ensino: é o que nos impulsiona, desafia, e também um ponto de equilíbrio econômico-financeiro”. O diretor lembrou que as grandes tomadas de decisão no HG ocorrem em conjunto, em uma direção unida e coesa, favorecida pelas relações de trabalho como a estabelecida por André. Junqueira ainda agradeceu Darcy por ter aceito o desafio.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, valorizou a importância da qualificação dos alunos e dos cursos para cumprir a missão institucional e a visão de ser a melhor universidade comunitária do RS, o que se dá a partir de ambientes como o Hospital Geral. Dos 14 cursos da área de Ciências da Vida, 12 se utilizam diretamente do HG, além de cursos de outras áreas, como Psicologia, Serviço Social e até as Engenharias. “Desde o momento da fundação do HG ele tem sido um campo especial para a educação dos nossos estudantes”, referendado como Hospital de Ensino no final de 2004, reconhecido pelos Ministérios da Saúde e Educação. “Em nome da comunidade acadêmica, quero agradecer à direção do HG por garantir o processo formativo de milhares de estudantes em seus 24 anos”, em um percurso no qual assistência e educação aperfeiçoam um ao outro. Pela atuação esmerada, agradeceu ao professor André e reconheceu a trajetória e os atributos de Darcy para a tarefa que lhe foi atribuída em consenso.

Também evidenciando os perfis pessoais e profissionais de Reiriz e de Darcy, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, classificou positivamente a forma com que Universidade e Hospital têm se relacionado, “em benefício das nossas instituições”.

Fotos: Bruno Zulian

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde