Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Dicas - Saúde da mulher é mais do que cuidados ginecológicos


Quando chega o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, questões ligadas à saúde da mulher ganham ainda mais atenção. A forte simbologia da data auxilia na disseminação de informações fundamentais para garantir às mulheres mais saúde e qualidade de vida.

Por diversas vezes, a saúde da mulher é abordada de forma restrita aos cuidados com o sistema reprodutivo e à atenção pré e pós-parto. Porém, é válido ressaltar que a saúde feminina deve ser retratada de forma integral.

Inúmeras campanhas estão surgindo com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde para prevenção e tratamentos de doenças e, consequentemente, para conquistar mais qualidade de vida. Confira algumas dicas para cuidar melhor da saúde feminina:

 

Consulte o médico regulamente:


 

Visitas ao médico com uma certa frequência são ações de extrema importância para identificar se algo não vai bem com a saúde. Muitas pessoas, em decorrência da falta de tempo, subestimam a consulta médica regular. Isso pode tornar-se um problema, pois neste período, alguma doença pode estar em evolução na paciente. Quando identificadas e diagnosticadas precocemente, as doenças tendem a responder melhor ao tratamento médico.


Mantenha hábitos saudáveis:

 

Cultivar hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir doenças. Cuidar da alimentação, preferindo a ingestão de frutas, legumes, verduras, grãos e cereais em vez de alimentos industrializados é uma atitude que ajuda a conquistar uma vida com mais saúde. Beber bastante água e praticar atividades físicas, mesmo que por apenas 30 minutos diários, são grandes passos em direção de mais qualidade de vida. É válido lembrar que abandonar hábitos nocivos, como alcoolismo e tabagismo, é tão importante quanto adotar práticas saudáveis.


Cuide da saúde mental:


 

Da mesma forma que o corpo exige cuidados, a mente também precisa de uma atenção especial. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a saúde mental feminina é afetada não apenas pela complexidade do dia a dia, mas também por inúmeros fatores externos (socioculturais, econômicos, ambientais entre outros). Por isso é muito importante manter um olhar atento voltado para os aspectos emocionais e sentimentais. Transtornos, síndromes e doenças como ansiedade e depressão podem surgir silenciosamente, principalmente quando aspectos relacionados ao bem-estar são subestimados.

 

Cuidar da saúde é um ato de amor consigo próprio e deve ser sempre uma prioridade. Pratique cuidar de você!



Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul
VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde