Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Dicas - Tireoide: conheça mais sobre essa glândula tão importante para o organismo


O Dia Internacional da Tireoide, comemorado em 25 de maio, foi lançado pela Federação Internacional de Tireoide no ano de 2008 com o objetivo de promover conscientização e entendimento com relação aos desafios enfrentados pelos indivíduos que possuem esse diagnóstico.

Tireoide ou Tiroide é uma glândula que possui formato de borboleta e fica localizada na parte frontal do pescoço. Essa glândula tem a função de produzir hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) que agem para o bom funcionamento de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins.

Os hormônios produzidos pela Tireoide também influenciam no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como nos ciclos menstruais e fertilidade. Além disso, estão ligados a fatores como peso, memória, concentração, humor e controle emocional. Em suma, atuam diretamente no equilíbrio do organismo.

Quando a glândula Tireoide não está funcionando adequadamente, pode realizar a liberação de hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotiroidismo). Na primeira situação, o corpo passa a funcionar de forma acelerada: o coração dispara, o intestino fica solto, a pessoa fica mais agitada e falante, se sente com muita energia, mas também muito cansada.

Em contrapartida, se a produção de hormônios torna-se insuficiente, o organismo passa a ter um funcionamento mais lento: o coração bate mais devagar, o intestino fica preso e o crescimento pode ficar comprometido. Além disso, a capacidade de memória diminui, a pessoa sente dores musculares e nas articulações e sonolência. Pode ocorrer ganho de peso e aumenta o risco de desenvolver doenças como a depressão.

Problemas na Tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, desde a infância até a fase idosa em ambos os sexos. Os tratamentos para a doença são realizados com medicamentos para equilibrar os níveis de hormônios. Em alguns casos, pode ser realizada a cirurgia na glândula para combater a doença.

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde