Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL REALIZA ARRAIÁ DA SIPAT


27/06/2022

De 20 a 24 de junho, o Hospital Geral realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. O evento teve como objetivo a conscientização dos funcionários sobre a segurança e saúde dentro e fora do ambiente de trabalho.

A ação, realizada com a temática de Festa Junina, reuniu os profissionais das diversas áreas de atuação no Hospital para participarem de palestras, oficinas e atividades de entretenimento como jogos e brincadeiras.

A programação contou com Oficinas de Maquiagem oferecidas pela maquiadora Jaqueline Borges e pela representante da marca de cosméticos Mary Kay, Andreia Rodrigues, que ensinaram técnicas de automaquiagem e deram dicas de beleza às funcionárias.

Também foram ofertadas Aulas de Defesa Pessoal pelos instrutores Pedro Andreolla do Centro de Krav Maga de Caxias do Sul e também pelo Fabiano de Oliveira Leite, da Academia Jorge Velho Team. Na ocasião, foram ensinadas técnicas básicas de defesa para situações de perigo ou ameaça.

Os funcionários ainda puderam participar de uma palestra sobre Ergonomia ministrada pela Fisioterapeuta do Trabalho, Carine Taís Guagnini Benedet, em que foi possível identificar diversos fatores que podem contribuir para melhorar a postura e diminuir os esforços diárias realizados no ambiente de trabalho, assim melhorando a saúde e a qualidade de vida dos profissionais.

As alunas do curso de Nutrição, Emanuele Lorenzini , Laura de Villa,  juntamente as professora Simone Bonatto e Ana Carolina Pio, realizaram dinâmicas com os funcionários ensinando sobre o Grau de Processamento dos Alimentos. Ainda, deram diversas dicas de como escolher opções mais saudáveis na hora das compras e manter uma alimentação mais equilibrada cuidando melhor da saúde.

HIV, Sífilis e Hepatites Virais também foram tema das palestras realizadas pela Dra.  Scheila Cardoso, que explanou dúvidas sobre as doenças, abordou como é feito o diagnóstico e prestou diversas informações sobre as formas de prevenção e combate a essas e outras doenças transmissíveis.

Também participou da ação, a Escola Pública de Trânsito de Caxias do Sul, com o palestrante Joelson Adão Queiroz de Dordi que abordou o tema: Direção Defensiva. Na ocasião, foram abordadas formas de conduzir de modo a evitar acidentes apesar das ações adversas ou erradas de outros condutores.

Sobre a saúde mental, as psicólogas do Hospital Geral, Maria Lúcia Homem de Campos, Fabiane Rodrigues da Costa, Luiza Frizzo de Godoy e Paula Fernanda Secco, ministraram a Oficina Trabalhando as Emoções. A dinâmica em grupo permitiu representar sentimentos de forma artística e analisá-los separadamente, compreendendo como equilibrá-las no dia a dia.

Para movimentar o pessoal, a instrutora da Requebra Espaço de Danças, Janaína Kolling, ensinou alguns passos de dança para aquecer o corpo mesmo no inverno. E para relaxar, os funcionários puderam aproveitar alguns minutos de Quick Massagem realizada pela acadêmica de Fisioterapia, Djulia Lenardo Pereira.

Agradecemos aos parceiros que apoiaram a SIPAT do Hospital Geral com diversos brindes e presentes que foram sorteados aos funcionários: Esporte Clube Juventude, CrossFit Red Java, DeCacau Store, Universidade de Caxias do Sul, Hotel Sul Consulting, Drone Caxias, Banco Santander, Retificador Ativa, Faro e Flora, Médicos do Sorriso, Manduka Doces e Surdolimpíadas de Caxias do Sul.

Confira abaixo os registros de alguns momentos da SIPAT do Hospital Geral:



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde