Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Dicas - FEBRE AMARELA


A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos), cujo reservatório natural são os primatas não humanos que habitam florestas e matas tropicais.

Existem dois tipos de Febre Amarela: a silvestre e a urbana.

A silvestre acomete os macacos. Eles funcionam como hospedeiros do vírus, que é transmitido pela picada do dos mosquitos Haemagogus e Sabethes a outros macacos ou a seres humanos não vacinados. Uma vez infectados, tornam-se vetores do vírus para sempre (Ciclo de transmissão macaco-mosquito-homem).

A forma urbana da Febre Amarela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a chikungunya e a zika. Ela ocorre quando o mosquito pica uma pessoa doente (o homem é o único hospedeiro do vírus nas cidades) e depois ataca uma pessoa saudável que não foi vacinada (ciclo homem-mosquito-homem).

Quem deve se vacinar contra a Febre Amarela?

O esquema de vacinação da Febre Amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber a vacina aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é uma dose da vacina, e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

É recomendado a aplicação da vacina apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de risco (conforme o mapa), sendo assim, a a população que não vive nessas áreas e não vai se dirigir a elas, não precisa buscar a vacinação neste momento.

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde