Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - ENFERMAGEM DO HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL RECEBE SELO E CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE COFEN


06/07/2023

Profissionais de Enfermagem do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul receberam na tarde de quarta-feira, 05 de julho, o Selo e a Certificação da Qualidade Cofen. A iniciativa é única no país e legitima modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação, avaliando instituições de saúde e de formação superior, profissionais de Enfermagem, docentes e Conselhos Regionais. O HG recebeu uma pontuação de 94,6 de um total de 100, traduzindo a excelência dos serviços prestados pela categoria no serviço de saúde. É o único hospital 100% SUS a obter a congratulação no RS.

“Me enche de alegria poder reconhecer o protagonismo dos nossos profissionais. Esse selo mostra a seriedade da assistência que vocês prestam à sociedade gaúcha. Não tenham dúvidas de que a dedicação de vocês está fazendo a diferença na vida de todos os pacientes e no empoderamento de nossa categoria”, disse, por vídeo, a presidente do Cofen, enfermeira Betânia Santos, aos profissionais reunidos na cerimônia realizada no auditório do hospital.

A integrante da Comissão Nacional de Certificação da Qualidade (CNCQ/Cofen), enfermeira Úrsula Glirsch, ressaltou que a Enfermagem do HG, a partir da certificação, se tornará ainda mais referência para demais colegas da categoria. “Com certeza vocês serão procurados por outros serviços de saúde, que vão querer saber como vocês alcançaram este nível de excelência. Nós, avaliadores, ficamos impressionados com a riqueza do trabalho da Enfermagem do hospital”, ressaltou.

O quadro com o Selo e Certificação da Qualidade Cofen foi recebido pelo enfermeiro responsável técnico (RT), Richard Alejandro Borges de Barros, das mãos do presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla, e da conselheira secretária do Conselho, a enfermeira Sônia Regina Coradini. “Nossa equipe de Enfermagem merece todo o reconhecimento pelo trabalho que desenvolve por meio de metodologia científica, mas sem esquecer a essência de nossa profissão, que é cuidar com amor e empatia”, destacou Alejandro. O RT enfatizou que o hospital tem o processo de Enfermagem implementado em 100% das unidades, entregando um cuidado integral e diferenciado para cada paciente. “É uma honra ter profissionais comprometidos trabalhando em nossa instituição, que é tão importante para o Estado. O Selo vem coroar o qualificadíssimo serviço de Enfermagem prestado aqui”, complementou o diretor-geral do HG, Sandro de Freitas Junqueira.

O Selo e a Certificação da Qualidade seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), incentivando iniciativas em prol da segurança do paciente, além de estimular o desenvolvimento de medidas voltadas para a excelência da qualidade na assistência de Enfermagem no Brasil. No RS, além do Hospital Geral de Caxias do Sul, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, também obteve a certificação. Mais informações sobre o Programa Nacional da Qualidade Cofen e como se inscrever para obter o Selo pode ser obtido no site oficial da iniciativa.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde